A Sociedade Columbófila Luzense, fundada a 15 de outubro de 1964 e distinguida com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre pela Câmara Municipal de Tavira, celebrou no sábado, 8 de novembro, o encerramento da época desportiva de 2025. A comemoração decorreu na sede social da associação, na Luz de Tavira, com um almoço-convívio que reuniu cerca de 80 pessoas, entre sócios, dirigentes, familiares e convidados.
Segundo o columbófilo José Carlos, “a época columbófila, que decorre entre janeiro e junho, contou este ano com 25 equipas participantes”.

Durante a temporada, os columbófilos disputaram 21 provas oficiais do campeonato geral, distribuídas por sete de velocidade, sete de meio-fundo e sete de fundo.
No encontro, foram entregues troféus, taças, faixas e anilhas de ouro, prata e bronze, bem como prémios monetários aos columbófilos com melhores classificações nas categorias de velocidade, meio-fundo, fundo, borrachos e yearlings.
Entre os presentes estiveram Eurico Palma, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira e vereador do Desporto, Jorge Manuel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal, Narciso Barradas, vereador da autarquia, João Mendonça, presidente da Junta de Freguesia de Luz de Tavira, José Daniel Santos, presidente da Sociedade Columbófila Olhanense, e outros representantes do movimento associativo regional.

A Campanha de 2025 terminou com a tripla vitória de José Fernando Silva Tomás (José Cheta), que conquistou os títulos de Campeão Geral, Campeão de Velocidade e Campeão de Yearlings. António Victória venceu o Campeonato de Meio-Fundo, Leonel Sofia destacou-se no Campeonato de Fundo e Martim Arrais foi o vencedor do Campeonato de Borrachos.
“A columbofilia tem milhares de praticantes de norte a sul de Portugal, e os pombos de competição são, sem dúvida, uma companhia, um escape ao stress do dia a dia”, afirma José Carlos.
O columbófilo acrescenta que “mais do que um desporto ou hobby, a criação de pombos-correio é tida com muito carinho em Portugal, promovendo um sentido de camaradagem entre os praticantes, que partilham o conhecimento adquirido e as experiências vividas, cabendo às novas gerações preservar esta longa tradição”.
Mais informações sobre columbofilia aqui.
Leia também: Chuva ‘intensa’ a caminho de Portugal: saiba onde e quando será o dia mais chuvoso da semana
















