Dez associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Faro participam na campanha “Quartel Electrão”, que decorre até 31 de dezembro, permitindo a entrega de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados para reciclagem.
A edição deste ano, que começou em janeiro, teve o prazo alargado até final do ano para garantir mais prémios para as associações de bombeiros. Os resíduos entregues em quaisquer dos quartéis aderentes até ao fim de dezembro contam para a recolha nacional, cujo objetivo é superar os valores da última edição.

O primeiro prémio para o quartel que recolher a maior quantidade de equipamentos, em peso, é um veículo ligeiro de combate a incêndios. O segundo lugar recebe 10 mil euros em equipamentos de proteção individual e o terceiro 5 mil euros no mesmo tipo de equipamentos.
Existem ainda prémios regionais para novos aderentes que se destaquem nas recolhas e para associações participantes há pelo menos cinco anos, que recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.
As associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas receberão 1 500 euros em equipamento de proteção individual. Adicionalmente, todas as associações recebem 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos e 250 euros por cada tonelada de pilhas e baterias recolhidas. Está previsto um incentivo financeiro extra para associações que superarem 20 toneladas.
Desde o início da campanha, há 14 anos, o Quartel Electrão permitiu a recolha e reciclagem de cerca de 17 mil toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados. No total, os bombeiros já receberam cerca de 1,8 milhões de euros em prémios, incluindo a entrega de nove viaturas — quatro ambulâncias de transporte de doentes e cinco viaturas ligeiras de combate a incêndios.

Até ao momento, nesta edição, já foram recolhidas mais de 2 300 toneladas destes resíduos a nível nacional, mantendo-se os valores da mesma altura do ano anterior. Na edição anterior, os prémios atribuídos ultrapassaram os 316 mil euros.
Além das associações de bombeiros voluntários, cidadãos, particulares, empresas, juntas de freguesias e câmaras municipais estão a mobilizar-se para apoiar os bombeiros locais.
“Entregar resíduos num Quartel Electrão é um esforço com um impacto real e imediato: protegemos o ambiente e equipamos quem nos protege”, afirma o diretor-geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.
“A importância dos parceiros é crescente. Mais de 20% das quantidades recolhidas no âmbito desta campanha resultam de parcerias com autarquias e empresas que entregam os seus resíduos ao Electrão, indicando que querem apoiar um quartel. Mais de 90 entidades já apoiaram os quartéis desta forma”, destaca.
As associações aderentes do distrito de Faro são as de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Faro, Loulé (Bombeiros Municipais de Loulé), Monchique, São Bartolomeu de Messines, São Brás de Alportel, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
A campanha tem como missão sensibilizar para a correta reciclagem destes resíduos, contribuindo para a proteção ambiental e para a valorização dos bombeiros que recebem contrapartidas pelo seu empenho, com um impacto direto no terreno.
O website www.ondereciclar.pt permite localizar o quartel mais próximo aderente à campanha para entrega dos resíduos indicados. Além disso, empresas e municípios que queiram associar-se à iniciativa poderão contactar o Electrão para envolverem-se na reciclagem e solidariedade.
Leia também: Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE
















