A Águas de Vila Real de Santo António (AdVRSA) e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António chegaram a acordo para a revisão da tarifa de abastecimento da água. O valor do tarifário vai ser revisto “muito abaixo do previsto no contrato”.
A AdVRSA e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António explicam em comunicado que “acordaram atualizar o tarifário em 16%. Esta atualização destina-se exclusivamente a incorporar o valor da inflação de acordo com os dados disponibilizados pelo INE”.
A AdVRSA lembra que “nos termos do contrato a tarifa deveria ter sido atualizada anualmente e desde 2020 que não era alterada”.
“Nos termos previstos contratualmente a atualização tarifária seria de cerca de 50%, não sendo possível à empresa continuar a manter por mais tempo o tarifário sem pelo menos incorporar a inflação”, pode ler-se na nota, acrescentando que “este é o acordo a que chegou com o Município permitindo aos seus clientes uma significativa poupança”.
Ao longo dos últimos cinco anos, “a AdVRSA tem investido na otimização da gestão hídrica e na preservação deste recurso natural, o que faz de Vila Real de Santo António um dos três concelhos mais eficientes do Algarve”.
Para atingir esse objetivo, realizou investimentos de melhoria operacional e de eficiência, tais como “a criação de zonas de medição e controlo de caudal e pressão, campanhas ativas de deteção de perdas reais (com mecanismo de procura ativa e permanente de fugas de água), substituição de contadores domésticos e não domésticos, colocação de contadores em todos os espaços verdes do município ou a manutenção e selagem de marcos de incêndio”.
Em paralelo, a AdVRSA tem realizado “um forte investimento em inovação tecnológica, como a implementação de um software de Gestão de Performance de Redes que visa a deteção e reparação célere de fugas, ou a implementação da telemetria doméstica”.
Leia também: Novo radar de velocidade no Algarve a partir da próxima semana. Saiba onde vai estar localizado