A fonte é de um estudo levado a cabo pela MultiDados em conjunto com a Guess What, que revela o impacto do digital no marketing e comunicação das empresas.
Apesar de 74,2% das empresas que participaram no estudo afirmar não ter um departamento de marketing, os números do uso de ferramentas de marketing digital são exemplares.
Marketing Digital: as ferramentas preferidas
De acordo com o mesmo estudo, as ferramentas mais usadas – e cuja utilização aumentou de 2020 para 2021 – pelos empresários portugueses têm sido:
• Email marketing (57,8%);
• Social media ads (52,8%)
• Social Media (38%).
• Anúncios online (29,4%)
Significativo dos tempos que vivemos – COVID-19, i.e., sinónimo de confinamento e restrições – é também o recuo da presença das empresas em eventos como forma de comunicar. Se ante estes eram usados por 39.2% das empresas, no ano transato foram usados por 28.2% dos casos. 39.6% das empresas refere que os meios publicitários vão ser substituídos por meios digitais nas suas ações de marketing e comunicação.
Foi neste contexto que a agência de SEO – Unik SEO, lançou um produto único: um serviço de SEO para PME’s para ajudar a que estas recuperem da crise e se mostrem prontas perante os desafios de futuro.
Novos ventos na publicidade digital
Animadores são também os números apontados por um estudo da MAGNA, unidade de intelligence da IPG Mediabrands citado pelo Dinheiro Vivo onde se “prevê que o crescimento do digital acelere em 2021, entre 12% e 15%, impulsionado pelo aumento nas redes sociais, vídeo e “search”, devendo “representar cerca de 30% do mercado publicitário português”.
No contexto global, o mesmo estudo fala na recuperação económica pós COVID-19 que vai beneficiar todos os media, mas com um forte investimento no digital – de 351.6 para 418 mil milhões de dólares. Números notáveis sobretudo face ao investimento nos formatos mais tradicionais – televisão, rádio, imprensa e cinema.
Prevê-se ainda que o investimento em publicidade no digital cresça mais de 20%. A diretora do negócio de media da MAGNA, Natália Júlia adiantou à publicação portuguesa que “quase todos os formatos digitais irão crescer dois dígitos em 2021, já que os investimentos no digital serão responsáveis por 64% dos investimentos globais em publicidade nos media e poderão atingir dois terços do total dos investimentos publicitários em 2022”.
A Maturidade Digital de Portugal
Portugal está no segundo de quatro níveis de maturidade digital. A conclusão é do relatório ‘O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal’, publicado pela Boston Consulting Group (BCG), pela Google e pela Universidade Nova SBE. O relatório baseia-se em respostas de 1047 empresas.
Segundo o Digital Acceleration Index (DAI), usado pela BCG para aferir o nível de maturidade de um tecido económico de um país baseado tanto no nível atual como no nível desejado de digitalização das suas empresas, o nosso país ainda não está perto de ser um “Digital Leader” – o maior nível de reconhecimento nesse índice.
É certo que a pandemia ajudou a digitalizar o país, mas, de acordo com esse relatório, Portugal está apenas no nível “Digital Literate”, com um total de 31 pontos (dos 100 possíveis). Esse nível está 21 pontos abaixo daquela que é a média europeia – que está no nível de “Digital Performers”.
A maturidade digital portuguesa é liderada pelas médias e grandes empresas de telecomunicações, media e Tecnologias de Informação (TI). O setor financeiro, em particular os bancos, “estão 12 pontos abaixo da média dos pares europeus, o que as torna vulnerável à ameaça crescente de concorrência internacional, em particular aos nativos digitais que procurem entrar nestes mercados”. Mais maturidade digital é também sinónimo de mais produtividade e melhores salários.
Os desafios
Segundo adianta o Business IT, o relatório refere que as empresas portuguesas “têm lacunas digitais estruturais na indústria 4.0, metodologias Agile e que o marketing digital e o governance de dados são as dimensões mais distanciadas da referência europeia.” Um desafio é também a iliteracia digital: 40% das empresas ainda não sabe como encaixar o digital às suas operações.
Por isso, tem sido muito importante a resposta de empresas especialistas no meio – como a Unik SEO, entre outras – para que todo o ecossistema se reforce. Ciente dos desafios do futuro, mas com a certeza de que o futuro se ganha hoje. E é digital.