A “nova casa” da Fábrica do Empreendedor e StarLab de Lagos foi inaugurada esta sexta-feira. O espaço, situado na marina de Lagos, está agora de portas abertas para receber todos os empreendedores, assim como para ajudar a concretizar sonhos e desenvolver ideias.
A cerimónia contou com as presenças do executivo da Câmara de Lagos, do presidente da SEA – Frededrico Costa, de Martinho Fortunado, administrador da MarLagos, de Francisco Fragoso, representante da Portugal Inovação Social, assim como com as intervenções de Marco Vieira, em representação do NERA, e de Agnèss Coll, da empresa Turiscampo, ambas protocoladas com a Fábrica do Empreendedor de Lagos.
Para que fosse possível aos presentes conhecerem um pouco melhor o trabalho que tem sido desenvolvido por este projeto no último ano, dois formandos do curso de empreendedorismo e de emprego “Job Pass” quiseram contar a sua experiência e como a oportunidade que surgiu através da Fábrica do Empreendedor mudou as suas vidas.
A abrir a cerimónia, a vereadora Sandra Oliveira, responsável pelo pelouro do Espaço Empresa, reforçou o apoio que este projeto tem dado a empresas e particulares, quer a nível de formações, encaminhamento para projetos e ideias de empreendedorismo.
Para Frederico Costa, presidente da SEA, “este projeto não seria possível sem o apoio das diversas equipas que trabalham para concretizar sonhos e ideias”. Ele próprio considera-se “um empreendedor com o desejo de incutir esse sonho de crescimento aos jovens”.
Frederico Costa apresentou a equipa de Lagos, constituída por duas técnicas de empreendedorismo e emprego, que se encontram totalmente disponíveis para ajudar a comunidade de Lagos, abraçar novos projetos e oportunidades.
Antes do descerramento da placa inaugural o presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, reforçou o facto de este ser um projeto virado para a cidade e para todos os que necessitam de alguma orientação, e que muitas vezes não sabem por onde começar, a desenvolver as suas ideias e dar vida aos sonhos. “Mas este projeto vai mais além, uma vez que a autarquia também está a levar o empreendedorismo às escolas, numa parceria com a Universidade do Algarve. Lagos quer deixar marca no empreendedorismo”. afirma o autarca.
A Fábrica do Empreendedor de Lagos é uma projeto cofinanciado pelo CRESCALGARVE 2020, Portugal 2020 e Feder, em que a SEA – Agência de Empreendedores Sociais é o promotor e a autarquia o investidor social. Este inovador projeto de apoio ao empreendedorismo vem reforçar as estratégias de suporte municipal a empreendedores e empresas locais.
A autarquia lacobrigense convida todos a visitarem “o novo espaço de acesso gratuito a empresas, empreendedores, instituições e particulares, onde podem encontrar apoio em áreas de emprego, formação, qualificação, criação de negócios, promoção de competências empreendedoras e dinamização de projetos de intervenção comunitária”.
Lagos quer reafirmar-se “como município amigo do empreendedor e como local dinâmico para a inovação, criatividade e desenvolvimento económico e social, quer local quer regional”.