As votações das 7 Maravilhas Doces de Portugal iniciaram-se hoje e com elas a possibilidade de colocar o Dom Rodrigo de Lagos no painel dos melhores doces de Portugal.
A votação vai decorrer até à data de realização do programa do distrito de Faro, a realizar no dia 16 de agosto. Até lá a iniciativa pode ser acompanhada através da RTP1 que emitirá em direto o programa de cada distrito.
O desafio consiste em fazer com que o Dom Rodrigo de Lagos seja apurado como pré-finalista e vá disputar uma das semi-finais.
O Município, entidade responsável pela apresentação da candidatura do Dom Rodrigo de Lagos às 7 Maravilhas Doces de Portugal, irá lançar nos próximos dias uma campanha de comunicação para apelar ao voto neste doce.
Conforme explica a autarquia lacobrigense, “é um dos expoentes da doçaria tradicional de origem conventual, cujas origens estão ligadas à história da cidade de Lagos e do seu património religioso, uma vez que a receita terá tido origem no séc. XVIII, no antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo em Lagos. Confecionado pelas freiras Carmelitas, ficou o seu nome associado ao Governador-Capitão General da Praça de Guerra de Lagos, D. Rodrigo de Menezes”.
Para chegar até aqui o Dom Rodrigo de Lagos passou pelo crivo de um painel de especialistas que selecionou primeiramente 21 candidatos por distrito e, numa segunda fase, 7 finalistas por distrito. As eliminatórias regionais vão determinar o doce que representará cada distrito, sendo que nesta fase a escolha é feita pelo público através de votação telefónica. Cada chamada tem um custo de 0,60€ + IVA, podendo votar-se as vezes que se quiser.
Considerando a tradição doceira do concelho e a importância cultural, social e económica que a doçaria regional representa, o Município espera conseguir “mobilizar a comunidade, residente e visitante para esta iniciativa, vendo nela uma oportunidade para promover os produtos endógenos locais e o próprio concelho”.
Para votar no Dom Rodrigo de Lagos deve ligar o 760 107 136.
(CM)