“Do Convento para a mesa” é o nome da campanha que pretende colocar os Florados de Lagoa nas pastelarias e restaurantes do concelho, dando a conhecer ao público, em geral, um doce tão típico e genuíno de Lagoa e dos Lagoenses.
Depois do Município de Lagoa ter recuperado a receita original, através dos saberes e técnicas documentadas, vai lançar esta quinta-feira, nos Claustros do Convento de S. José, em Lagoa, uma Campanha de Reativação da Marca “Florados de Lagoa”, uma sessão onde irá ser celebrado um protocolo de cooperação entre o Município de Lagoa e as várias entidades aderentes ao projeto de promoção do doce conventual, Florados de Lagoa.
“Após a assinatura do protocolo será implementado, nas próximas semanas, uma dinâmica de promoção que levará os Florados de Lagoa até às pastelarias que irão confecionar este nosso doce conventual com todo o cuidado e rigor, respeitando aquilo que é a técnica e segredos de gerações”, explica a autarquia lagoense em comunicado.
O projeto surge através do Município com o objetivo de recuperar os Florados de Lagoa, património gastronómico do concelho e do Algarve, através dos saberes históricos documentados, da arte do saber fazer e da memória coletiva.
Nesta primeira fase, contabilizam-se 10 parceiros, de ramos distintos, que vão desde o ramo da hotelaria, à restauração, passando pelas pastelarias com fabrico próprio.
“Eu sou suspeito porque sou um fã dos Florados de Lagoa, mas considero que todos os Lagoenses deveriam provar o nosso doce conventual. Tenho a certeza que vão gostar, que é um doce que vem para ficar e que é mais um motivo de orgulho e um meio para preservarmos o que de melhor temos por cá”, considera Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.