O Prémio Melhor Programação Cultural Autárquica, atribuído pela SPA à Câmara Municipal de Faro, foi um bom contributo para a pretensão da autarquia a Capital da Europeia da Cultura 2027.
Claro que para lá chegar será necessário desenvolver muito trabalho na área cultural, em parceria com muitas entidades, e particularmente com o associativismo local que trabalha em prol da cultura, da região e dos seus valores pessoais e patrimoniais.
Se em outras áreas culturais Faro tem crescido apresentando já uma significativa oferta, na área da fotografia Faro ainda não atingiu esse patamar.
A ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve pretende pôr em prática um projeto que consiste num evento anual de grande dimensão e qualidade, na área da fotografia. Para isso será necessário um trabalho conjunto e que envolva entidades oficiais e apoios de empresas/mecenas, uma vez que será necessário cativar espaços, convidar fotógrafos reputados (a nível regional/nacional e se possível internacional, para conferências, tertúlias, workshops), organizar exposições fotográficas de dimensão e qualidade, passeios e visitas fotográficas na região, realizar um concurso de fotografia para o evento.
Será muito importante que a autarquia tenha um espaço ao ar livre onde possam ser expostas fotos em grande formato, impressas em material resistente à intempérie.
Aqui fica o desafio para que esta antiga ambição da ALFA passe a realidade, engrandecendo a fotografia e a região, divulgando os nossos artistas e trazendo conhecimento e troca de informação na área da fotografia.
(CM)